Processos INTROSA

logo introsa

MATÉRIA PRIMA

A matéria prima sólida da INTROSA, é proveniente das Plantações de Borracha ou Óleo Natural de nossos fornecedores de matéria prima, sócios, não sócios pequenos e grandes produtores. A matéria prima em forma de borracha ou óleo natural do campo,  ao entrar na fábrica é pesada, retirada uma amostra e inspecionada. Posteriormente,  passa por um processo de homogeinização para garantir a qualidade e uniformidade dos produtos finais.

A redução do tamanho dos coágulos e das “chipas” em farelo é realizada para otimizar a secagem do produto e a liberação de substâncias estranhas; Este processo  evolui por meio das máquinas  Slabcutter, PreBreaker e Extruders ou Pelletisers. Simultaneamente, realiza-se a lavagem e a homogeneização final que é realizada em recipiente com água. Durante este processo, os materiais estranhos são retidos em um filtro.

As borrachas ou os óleos naturais de Viscosidade Mooney Controlada, antes de ingressar na fase seguinte, que é a secagem, recebem a aplicação de um estabilizante. Durante todos estes sub processos o pessoal que trabalha neste setor, avalia as condições de produção   da matéria prima na sua  forma física e suas respectivas características.

De acordo com os padrões de qualidade é analisado em nosso laboratório as características da matéria prima, como por exemplo, a plasticidade inicial Wallace, o índice de retenção de plasticidade, a viscosidade Mooney, o conteúdo de sujeira, a porcentagem de cinzas, a porcentagem do conteúdo de nitrogênio das matérias voláteis e, o índice Lovibond de cor entre outras.  

 

 materia prima introsa

 

materia prima introsa


LABORATÓRIOS

Com uma área de 40.000 m2, as instalações para o processamento da borracha natural do Grupo Introsa caracteriza-se por um alto nível de automação industrial e uma organização prática e funcional para otimizar o fluxo de produção e o controle dos processos, garantindo sempre a uniformidade dos produtos com a mais alta qualidade.

laboratorios

 

No Grupo Introsa todas as matérias-primas e cada lote do produto final passa por um rigoroso controle de qualidade e testes de laboratório. Com um laboratório de última geração e profissionais altamente qualificados realizam-se todos os testes físicos e químicos requisitados, pela norma internacional ISO 2000:2003, para Borracha Natural tecnicamente especificada. Todo este processo é realizado com rapidez, confiança e eficiência. 

Todas as nossas metodologias laboratoriais de amostragem, de controle e liberação de matérias-primas bem como o processo dos produtos em fase de produção e aqueles já finalizados são baseados nas normas internacionais ISO, como mostra a tabela a seguir:

 

 

 

A equipe do GRUPO INTROSA é treinada e avaliada em cada uma das metodologias de análise e reavaliada periodicamente.

Nossos equipamentos de laboratório são controlados por um sistema de controle metrológico, a fim de garantir o bom funcionamento e a precisão dos resultados apresentados. Temos padrões rastreáveis e pessoal interno capacitado para realizar controles internos e checagem de nossos equipamentos.

Contamos com as estatísticas de desempenho de todas as características físicas e químicas de nossos produtos que, por sua vez, estão disponíveis para a consulta de nossos clientes.